...

Organização enquanto processo contínuo, dicas da Laura

Índice

Viva!

Organização enquanto processo contínuo, dicas da Laura 1
Como parte do Projecto 31 Dias de Organização em Casa, não podia deixar de partilhar algo que encontrei em tempos no site I’m an Organizing Junkie e que me fez sentido. Mesmo não sendo novidade, já referi neste projecto que a organização é um processo contínuo e não uma viagem com destino preciso e marcado que termina quando este é alcançado. Pois a Laura do orgjunkie criou um acrónimo para nos ajudar a conquistar qualquer espaço de qualquer dimensão.
Então com a permissão da autora, gostava de partilhar o acrónimo PROCESS consigo. É mesmo PROCESS de processo em inglês, pelo que na tradução ainda podemos ganhar uma letra no fim!
Assim sendo, o acrónimo refere-se aos seguintes passos:
Plano de ataque – planeie o seu projecto! Que área(s) quer “atacar”? Faça uma lista. Avalie o sistema que usa, o que funciona, o que não funciona, encontre um novo sistema, determine o orçamento e defina o tempo que necessita para o concretizar.
Remover artigos – esvazie completamente o espaço para que possa começar a partir de um espaço limpo. Isto é muito mais eficaz do que remexer a toda a volta, misturando tudo.
Organizar em montes – doar/deitar fora/vender/manter/para outro lugar; juntar no mesmo sítio aquilo que é idêntico; libertar o excesso – quanto mais deixar ir (dando, vendendo, etc), menos espaço tem de encontrar para guardar esses artigos em casa. Pergunte-se a si mesmo se aquilo é mesmo necessário, útil para si e na sua vida no presente. O seu objectivo é trazer de volta para esse espaço apenas aquilo que usa, que cabe no espaço que tem disponível e de que gosta realmente. Vá “deitando fora” até caber!
Conter – encontre soluções de armazenamento. Recipientes contentores (caixas, cestos e afins) estabelecem limites e fronteiras. Defina um espaço para onde os artigos sejam colocados.
Equacionar – (na realidade a Laura define este passo como momento de avaliação do plano, mas como é um E e não um A…!) como é que o seu sistema está a funcionar para si? Está a ser capaz de o levar em frente? O que necessita de ser modificado? Um bom sistema deve ser fácil de manter.
Solucionar/Simplificar quaisquer restantes questões. Dê atenção a tudo aquilo que não esteja a funcionar para si – reveja de acordo.
Sorria, relaxe e desfrute os frutos do seu trabalho árduo!
Diria que, em português e para a última letra poderíamos acrescentar:
Organizar – continuar a fazê-lo e a manter o seu espaço organizado à sua medida!
E pronto! É a dica da Laura e a minha partilha de hoje!
Se seguir o link até ao artigo no site, pode ver mais dicas da Laura para quase todos os passos do processo!
(Este é o dia #23 do Projecto 31 Dias de Organização em Casa. Pode ver a lista de todos os espaços já cobertos, até à data, neste link.)
Beijinhos organizados,

Organização enquanto processo contínuo, dicas da Laura 2

Queres partilhar?

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Queres acompanhar o blog?

Recebe indicação das partilhas sobre estes assuntos do nosso interesse.

* Ao subscreveres, concordas com a nossa Política de Privacidade e em receber informações nossas

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.