Hoje tenho um desafio para lhe lançar.
Sabe aqueles sonhos que vai deixando ficar na gaveta e que, de tempos a tempos, encontra algo ou alguém que os faz lembrar? Quem não os tem?
A vida vai continuando a acontecer e outros afazeres são colocados na frente por uma questão de prioridades. E naqueles momentos em que até tínhamos disponibilidade (leia-se financeira, mental ou temporal) seguimos caminho distraídos com outras coisas. Parecemos ser peritos nisso.
(se preferir, pode ver o artigo em video, no final do artigo)
Pois há algum tempo li uma lista que alguém tinha construído de 30 coisas a fazer antes dos 30 e reconheci ali alguns desses meus sonhos longínquos. Achei que seria uma ideia gira, a de reunir as ideias sobre aquilo que algum dia pensei gostar de experimentar e que ainda me fizessem sentido.
Pois então, na partilha das descobertas de Maio, referi que tenho estado a construir uma lista de 45 coisas a fazer antes dos 45 e o processo está a ser deveras interessante. Uma verdadeira descoberta.
Antes de mais porque não pensei que demorasse tanto assim para encontrar 45 coisas que queira realizar e que considere possível fazer num espaço curto de tempo, como os próximos 3 anos.
Tive de deixar os sonhos de fora e encontrar os desejos concretizáveis. E dei por mim a redescobrir pequenas coisas que me fazem feliz só de pensar em realizá-las.
Só por isso, é algo que lhe aconselho a fazer: criar uma lista destas, usando os seus números e os seus desejos.
Pelo processo de auto-descoberta, pelo entusiasmo que gera e para se decidir a olhar por si e realmente fazer aquilo que lhe dá prazer.
Caso contrário pode distrair-se e não cuidar tão bem de si. 😉
Eis a minha lista até ao momento…
- Vôo de helicóptero
- Aula de dança do ventre
- Participar de uma maratona por uma boa causa
- Jogar paintball com amigos
- Andar de balão
- Participar numa acção de voluntariado
- Fazer rappel
- Ver um filme no Imax
- Ver um filme 4DX
- Fazer um retiro espiritual
- Ir a um cinema drive in
- Meditar em Machu Picchu
- Interagir com golfinhos
- Patinar no gelo
- Andar numa gôndola em Veneza
- Pôr a vida financeira em ordem
- Aprender a andar de mota
- Visitar Santorini
- Beber água de coco verde diretamente do fruto
- Levar a minha mãe a Antuérpia para matarmos saudades
- Ir a um café de gatos
- Fazer uma caminhada noturna em Sintra
- Experimentar comida de outra cultura
- Fazer outra tatuagem
- Ir a um parque natural de vida selvagem
- Saltar num trampolim gigante
- Entrar num campo de milho verde
- Conhecer as Berlengas
- Ir a um spa
- Participar de uma flash mob
- Ir ao Rock in Rio
- Fazer uma viagem de comboio que não seja da CP ou da Fertagus
- Pintar cabelo de ruivo
- Andar de charrete
- Conhecer o berço da nação: Guimarães
- Ir a um concerto da Deva Premal
- Ir a um restaurante de cozinha crua
- Fazer uma sessão fotográfica no Jardim de Monserrate
- Visitar o Monte Saint Michel
- Fazer uma sessão fotográfica no convento do carmo
- Fazer a viagem Lisboa-Porto no alfa pendular
- Visitar um parque eólico
- Fazer uma sessão fotográfica no campo, num dia de sol
- Andar a cavalo
- Visitar um submarino
Quer venha a realizar estes sonhos/desejos todos ou não, só o início do processo já valeu a pena. Se concretizar um quinto que seja, será fantástico! Com certeza melhor do que se continuasse a seguir caminho distraída.
É esse potencial que existe no facto de nos mantermos focados. Para além de que vamos (re)descobrindo ou recriando a pessoa que somos no momento.
E tem mais.
Sabe aquela sensação quando após ter acabado de comprar um carro novo (ou se decidir a fazê-lo), parece que só vê carros da mesma marca, modelo e cor da sua escolha? Ou durante a gravidez (sua ou de uma amiga próxima) encontrar mais bebés ou mulheres grávidas do que em qualquer outro momento da sua vida?
É o poder do foco. Quando se foca em algo (consciente ou inconscientemente) a mente fica mais desperta para mais do mesmo. Parece até que as oportunidades vêm ter consigo sem grande esforço.
É aquilo que pode acontecer com este projeto. Se lhe dedicar tempo e espaço suficiente na sua mente, poderá realizar mais do que em qualquer outro momento na sua vida.
Confesso que comecei a escrever esta partilha há pouco mais de uma semana e nessa altura faltavam 8 entradas na lista. Mas o tempo foi passando (encontrei mais quatro) e esta semana surgiu um fim de semana prolongado e a oportunidade de saírmos da nossa rotina. Escolhemos então como destino para uma saída, um destes pontos. Veja lá se adivinha qual é.
Claro que se me acompanhar nas redes sociais, pode já ter visto alguma dica. Entretanto, ao longo do tempo, irei sublinhando a verde nesta lista aquilo que for realizando e deixando links para as partilhas.
Nota adicionada: Entretanto, senti necessidade de atualizar a lista pelo que esta já é a versão editada.
De forma que este é o desafio que lhe lanço: criar a sua lista, da forma que lhe fizer mais sentido.
Aceita-o?
Independentemente de aceitar este desafio e se decidir a fazer uma lista ou não, qual é aquela experiência que lembra de imediato e que faria com certeza parte da sua lista?