Esta é a altura do ano em que me tenho habituado a pensar no que quero fazer da etapa seguinte.
Há algum tempo, Whitney English do Day Designer partilhou 3 perguntas na sua newsletter que me pareceram vir no sentido desta minha empreitada:
- Que tipo de ano que ter?
- Que tipo de mudanças quer ver?
- Que metas quer alcançar?
E é neste momento que me pergunto algo do género, olhando para aquilo que tenho feito, os resultados que tenho obtido e o que pretendo. Porque por melhores que as nossas estratégias sejam para seguir caminho, por vezes simplesmente não as estamos a usar no lugar certo.
Decidi, então, escolher uma palavra orientadora para 2017, que será desenvolvimento. E decidi fazer um planeamento um bocadinho mais elaborado talvez.
A intenção será desenvolver:
- Caminho
- Relacionamentos
- Trabalho
- Produtos
- O SER
- Temas / assuntos
- Aprendizagens
- Canais
- Partilhas
Dsenvolvimento no sentido do crescimento pessoal.
Em vez de cavar muitos poços ao mesmo tempo, vou dar o meu melhor para dedicar a minha atenção a um sub-tema de cada vez – a cada mês – até encontrar água… ou terminar o mês. Porque a rotina tem uma grande influência nos resultados que obtemos, pretendo assim criar novos hábitos para me dedicar a um determinado tema mais a fundo.
Um tema por mês para filmes, vídeos, palestras, livros, áudios, podcasts, artigos, ideias…
Veja no video abaixo quais são os 12 temas que escolhi.
Desta forma estarei tanto a alargar quanto a reduzir o foco para não me dispersar e dar atenção a temas que me são importantes.
Costuma fazer uma pausa no final do ano para afinar as suas agulhas?