O Dicas da Semana atrasou-se (não eu). De forma que passo já ao assunto, que esta semana são dicas de poupança para aquele espaço da sua casa que usa como escritório ou para trabalhar.
1. Reduza o número de impressões
Isso. Simples e eficaz. Costumo dizer que as árvores não têm culpa da nossa necessidade de papel e até podíamos usar cânhamo e tal, mas avançando.
Para além de imprimir apenas o que for realmente necessário, use os dois lados da folha. Pode guardar um molho de folhas já impressas de um lado, para rascunho e usar com o melhor lhe aprouver.
2.Usar iluminação LED
Já referi nas dicas anteriores como esta escolha não só ajuda a poupar na conta da electricidade, mas também na altura de comprar os consumíveis (a médio e longo prazo). E se usar iluminação direccionada neste espaço, para além de o tornar acolhedor e, no Verão, mais fresco, não precisará de usar a luz do teto.
3. Tirar maior proveito da internet
Se tem um acesso à internet em casa, esta é uma despesa fixa que talvez possa rentabilizar melhor. Isto porque pode usar a internet para consultar horários de atendimento, períodos de férias, moradas, produtos em catálogo ou mesmo preços de entidades, lojas e prestadores de serviços a que poderá recorrer sem ter de ligar para lá ou correr o risco de voltar para trás porque estava fechado.
Se consultar uma morada que não conhece no google maps, por exemplo, pode evitar que ande às voltas a gastar tempo e gasolina (ou solas de sapato) para encontrar o lugar certo. Isto se não usar GPS, claro.
Mas também pode poupar na conta do telefone se comunicar via internet com amigos e família. Para além de que poderá fazê-lo por video, que tem muito mais pinta!
Lembro-me que quando era miúda e mesmo já adulta, mas ainda não eram comuns os telemóveis de 3ª geração, sonhava com o momento em que comunicaria com as outras pessoas pelo telefone e através de video.
Hoje em dia sempre que falo com o meu irmão, por exemplo, comunicamos sempre por videochamada. Gosto imenso.
4. Desligar os aparelhos da tomada
Todas aquelas luzinhas, aparelhos em stand-by e transformadores ligados, gastam. Pode não representar muito no final do dia, mas experimente ver a diferença no final do ano!
5. Fazer o seu quadro de recados
Em vez de comprar um, faça. Simples assim. Pode até reaproveitar materiais e divertir-se ao fazê-lo, podendo até envolver outros membros da família na empreitada.
6. Criar o seu mobiliário
Não precisa de ser nada muito complicado, nem me refiro propriamente a trabalhos de marcenaria. Mas colocar uma tábua comprada à medida, em cima de dois armários, pode ser o suficiente. Existem tantos projetos giros por aí. Espreite o álbum de ideias que reuni para este artigo no pinterest.
7. Criar prateleiras originais
Da mesma forma como no ponto anterior, pode tornar o seu espaço mais original, mais a condizer com a sua personalidade, poupando dinheiro e divertindo-se a criar. Veja mais ideias no álbum.
8. Criar o seu cofre de valores
Em vez de sair para comprar um, espreite as ideias giras que andam por aí na rede, como esta a partir de um livro usado.
Uma vez que sobraram alguns livros do último destralhamento maior cá em casa, já os reservei para umas ideias giras. 😉
9. Decorar as paredes com algo que colecciona
Por altura do projeto 31 dias de organização em casa, partilhei a decoração das paredes do nosso escritório. Consiste essencialmente na coleção de pins escutistas do maridão e a minha coleção de fadas.
Se tem uma colecção de artigos dos quais goste, experimente expô-la na parede. Sabe bem estarmos rodeados de coisa que nos fazem felizes.
10. Criar o seu próprio calendário de parede
Quer seja em papel, em cortiça, em vinil, tinta de ardósia, usando pranchetas ou como preferir, crie o seu próprio calendário, agenda ou listas de afazeres. Uma vez mais, personalizando o seu espaço, rodeando-se de coisas que a fazem feliz e… poupando dinheiro.
11. Usar tinta magnética para expôr as suas fotos
Uma forma original e caseira (bem barata) para expôr as suas fotos preferidas na parede. (veja como neste video)
12. Criar o seu centro de distribuição de papel
Porque o papel está sempre a entra e, supostamente, a sair, um local para esta distribuição dá jeito. Especialmente se for eficaz (leia-se usado) e barato.
13. Recuperar mobiliário antigo
Renovando a cara daquela secretária, móvel ou cadeira velhos e gastos, pode fazer tanta diferença! E ajudar a poupar um montão.
14. Criar almofadas personalizadas
E para acompanhar o “novo” mobiliário, pode dar uma nova cara às almofadas do sofá ou da cadeira do escritório. Aqui, também pode reutilizar materiais e poupar bastante, continuando a rodear-se das coisas que gosta.
15. Criar ou renovar a sua iluminação
Fazer um novo globo ou luminária para o seu candeeiro de tecto ou renovar a cara da luz na secretária, também valem como formas de poupança.
Mas pode ainda poupar em projetos como carregador de telemóvel, cesto de papéis (página em russo, mas deixe que o google traduz ou veja apenas as imagens), organizadores de cabos (com fechos de embalagens de pão) ou mesmo uma caixa para esconder as tomadas.
E se procura mais inspiração para o seu escritório, espreite aqui.
Agora, beijinhos (não poupados) e vá lá ver como é que poupa neste espaço da sua casa para me contar. 😉