Todos gostam de ter espaços limpos e funcionais. Eu não sou excepção. E com dias mais luminosos apetecem espaços mais leves. Pois, agora que tenho o computador limpinho, pós-limpeza-de-Primavera, apetece-me dar a volta ao espaço que o acolhe.
Tenho a sorte de ter um espaço dedicado para o efeito. A divisão da casa em que montámos o escritório já teve outras funções, como um espaço de meditação e prática de yoga ou, antes ainda, de sala de jantar. Mas pela sua área e localização na casa, a primeira não era a melhor solução e, se me perguntar, sempre considerei uma sala de jantar um verdadeiro desperdício de espaço. Para quê ter uma se comemos sempre na cozinha? Sim, pode dizer-me que se tivesse uma já poderia comer lá. É uma verdade, mas que provavelmente só se tornaria efetiva quando recebêssemos visitas e, convenhamos, não somos a família mais sociável que conheço. Quer dizer, nós somos muito sociáveis, mas não socializamos muito dentro de portas.
Já para não dizer que se tivéssemos uma sala de jantar, esta iria muito provavelmente estar sempre ocupada com papelada e computadores. Resumindo: porque não rentabilizar o espaço e comer na cozinha, já que esta é grande e arejada? Deveríamos deixá-la apenas para cozinhar? No meu entender não.
Voltando então ao escritório, este já esteve noutras divisões da casa, mas aqui é onde temos mais espaço para o desenvolver. E muitas vezes acabamos por socializar aqui porque neste espaço temos o que quisermos:
- televisão
- computadores e gadgets
- silêncio para trabalhar
- papeladas e consumíveis para fazer o trabalho necessário
- sofá para ler e relaxar
Ainda assim, dava-lhe outra volta.
Ao inspirar-me no Pinterest, net e revistas, dou por vezes comigo a sonhar com um espaço amplo…
ou clean…
Mas não seria realista desejar algo assim. Primeiro porque é mais fácil (e barato) usar o espaço e mobiliário que já temos, por outro lado, preciso de acomodar materiais, livros, pastas, papelada e consumíveis. Resumindo: preciso de soluções de arrumação no espaço.
Claro que qualquer canto da casa tem potencial para se tornar um escritório.
Pode mesmo nem ter um espaço fixo…
Mas por aqui tem e é um local onde passamos muito tempo, a seguir ao quarto e à cozinha. Por isso queremos que seja agradável e funcional. Pessoalmente, gosto de ver espaços onde a secretária fica de frente para um espaço amplo…
ou de frente para a luz…
Mas a primeira solução torna-se um desperdício de espaço e a segunda não condiz com a orientação da nossa divisão, uma vez que é sobre o comprido e a luz vem das “pontas”. Podia sempre pôr uma secretária em cada ponta, mas perdia espaço de bancada (temos 3 secretárias lado a lado) e ficávamos de costas um para o outro. Não quero.
Aqui ficamos e trabalhamos lado a lado.
Embora a ideia de trabalhar frente a frente também me agrade.
Até porque o espaço de bancada livre se torna maior e convida a projetos a dois (ou mais). Mas mais espaço também convida a mais tralha e não quero que tenha um ar “atafulhado”.
Mas tenho pensado que posso ter uma mesa lateral, de frente para a luz, pois a janela fica logo à minha direita.
Gosto destas bancadas que acompanham a parede. Ter uma mesinha de apoio desse meu lado tem sido uma realidade. Mas uma realidade móvel, reduzida e algo instável. O problema é que colocar uma mesa em frente à janela tornaria impeditivo o acesso à mesma para o fecho das portadas – algo que faz parte da rotina diária.
Ao procurar inspiração, encontrei a imagem abaixo que me deu a ideia de uma prateleira sob a janela, em vez da mesa. Já ajudava, dando algum apoio. É uma ideia a considerar.
Como a janela dá para uma rua movimentada e num nível mais acima, podia optar por um cortinado que deixasse passar a luz, mas não me deixasse tão exposta.
E se colocasse a cortina no interior da caixa da janela e acima do nível do parapeito, libertava o espaço abaixo para a prateleira e mais espaço vertical na parede em volta. O cortinado que temos neste momento (como pode ver no vídeo mais abaixo) ocupa quase todo o espaço parede a parede, assim como quase do teto ao chão. Assim, a primeira coisa que faria seria colocar uma prateleira acima da janela para alojar a coleção de fadas que ocupa muita parede acima do computador. Poderia então organizar melhor esse espaço vertical.
Se neste momento está ocupado com prateleiras (basicamente com fadas) e o quadro de cortiça, poderia colocar organizadores que ofereceriam funcionalidade e um visual mais clean e atraente.
Também gosto da ideia das pranchetas (abaixo) como mood board por projeto.
E gosto muito daquela prateleira com as caixas coloridas (na imagem abaixo) que me inspira a deixar os materiais mais organizados e mais fora de vista do que tenho agora.
Mas se a prateleira que colocar à frente da janela (já meio que assumindo) se fizer acompanhar com um pequeno móvel como o da foto abaixo (aquele à esquerda da secretária) dá para ganhar mais arrumação. Usando cestos como na foto, fica elegante e organizado.
Não é que tenha falta de arrumação neste espaço (leia-se: tenho é coisas a mais), pois tenho um armário grande logo atrás de mim. Mas que está mal organizado e no qual posso também adaptar a ideia dos cestos para ficar visualmente mais agradável.
Outro pormenor de que gosto é aquele candeeiro retrátil na imagem abaixo.
Assim como a ideia dos sacos para conter os rolos de papel, feltro e EVA. Mas esses não costumo arrumar neste espaço.
Resta dizer que a bancada comprida não é o único ponto (que considero) forte neste nosso espaço, mas também o sofá. Este permite ver filmes com companhia – podemos ver na sala, mas se alguém preferir estar no computador, assim estamos todos juntos. E ao mesmo tempo permite momentos de leitura ou relaxamento com tudo à mão de semear. Este conceito de ter tudo à mão de semear é-me muito querido desde há muito. Mas esse é um tema que ficará para outras núpcias.
Claro que preferia estar de frente para o sofá, mas ter um ponto de descanso aqui, já me agrada o suficiente.
Nesta última imagem agrada-me tanto a cadeira de balouço quanto o facto de existirem 3 pontos de luz. Uma ideia que dava um jeitão por aqui.
E dois pontos que considero críticos neste espaço e que quero continuar a melhorar, são o espaço livre no tampo da minha secretária – aspirando algo assim…
e o espaço livro logo abaixo – que gostaria assim…
E pronto. Estas são as ideias no momento. Ah, sem falar no candeeiro. Ainda não decidi se sempre será o globo de sisal feito por mim ou algo mais clean.
Se precisar de dar a volta ao seu escritório, pode ser que esta partilha a tenha inspirado. Ou talvez, neste momento, pôr ordem nos seus arquivos de papel seja o suficiente.
Se, por outra, estiver a precisar de dar a volta ao seu computador, partilho algumas dicas sobre o processo de formatação pelo qual o meu passou. O vídeo sofreu alguns problemas técnicos, mas a informação pode ser-lhe útil.
Como prefere o espaço onde trabalha/cria com recurso ao computador?