Qual foi o seu palpite ao ver a foto do prato nas Ideias da Semana deste Domingo? Parecia-lhe courgete? Se calhar não, mas era.
Na semana passada experimentei esta receita e saiu uma delícia. Já referi em algum momento que não consigo seguir receitas a preceito porque gosto de inventar e adaptar e, no fim, sai sempre diferente do original. Esta receita baseia-se numa receita que vi há algum tempo com massa, espinafres e iogurte. Claro que, a fazer, iria adaptar. E resultou melhor do que imaginei.
Se precisava das natas de côco que leva? Não. O abacate é o suficiente para lhe dar a consistência cremosa, mas tinha uma embalagem aberta e decidi acrescentar algo mais.
Por falar em abacate, para a quantidade de courgete que espiralizei, chegava metade. Se não é fã do sabor do abacate, experimente na mesma porque não o notará de todo.
Também não precisava de ser temperado com sal porque o tomate seco que usei já tinha sal, mas não ficou mal.
Se precisava de levar parte dos ingredientes ao lume? Também não. O objetivo foi intensificar o sabor, mas poderia tê-los juntado assim, em crú, que ficava igualmente bem. Se os quiser usar crús para não perder vitaminas, enzimas, nem sais minerais e, ainda assim, intensificar o seu sabor, tem uma alternativa. Pode juntar azeite à mistura, massajar bem o agrião e deixar por uma ou duas horas, em temperatura baixa, no desidratador, tal como mostrei quando fiz os cogumelos alfredo.
Não usei o desidratador porque estava na hora de almoço e na altura, basicamente, já comia!
Pode usar cogumelos em vez do agrião e tem um prato gostoso e totalmente diferente. Ou pode substituir por espinafres.
[bctt tweet=”É a gosto do freguês.”]
Seja como for, é rapidíssimo e delicioso.
Ingredientes:
- 1 courgete grande
- 1 cenoura
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 2 colh. sopa de tomate seco ao sol
- 1 molho pequeno de agrião
- 3 colh. sopa de natas de côco (pode substituir por iogurte)
- óleo de côco
- azeite
- sal e pimenta
- azeitona preta (opcional)
- manjericão (opcional)
Preparação:
- Espiralize a courgete e a cenoure e reserve.
- Coloque uma frigideira ao lume com um pouco de óleo de côco e dê uma entaladela à cebola, alho e metade do tomate. Mexa um pouco, junte o agrião lavado e tape. Um ou dois minutos serão o suficiente, a cebola deverá ficar branca e o agrião apenas murcho. Apague o lume e mantenha coberto enquanto prepara o resto dos ingredientes, se for o caso.
- Coloque no copo batedor o abacate, o resto do tomate, as natas de côco e a mistura que foi ao lume para ativar o sabor. Triture. Tempere a gosto com sal e pimenta. Se gostar pode adicionar umas folhas de manjericão a este creme. Triture de novo. Prove e faça os acertos necessários.
- De acordo com a textura do creme pode querer juntar mais natas/iogurte ou um pouco de azeite. Faça-o até estar do seu agrado.
- Finalmente, coloque o creme de agrião por cima da courgete e, se gostar, misture as azeitonas descaroçadas e cortadas em pedaços. Sirva polvilhado com manjericão e enfeitado com um tomate cereja.
- Delicie-se.
Pode seguir a receita no video abaixo (e rever o Pipoka, que já não aparecia nos videos há muito tempo!).
Já experimentou esparguete de courgete?
2 thoughts on “Esparguete de courgete com creme de agrião”
Parece ótimo!
Tenho de experimentar.
Viva Inês! Bem vinda!
Ótimo mesmo, recomendo a experiência. 🙂
Bom Domingo!
Sofia