Há mais de 16 anos que faço uma alimentação ovo-lacto-vegetariana, sendo que a componente láctea vinha do queijo.
Entretanto, há uns meses que deixei os lácteos por completo porque tomei maior consciência dos seus efeitos sobre a minha saúde.
Quer saber porque não como queijo? Espreite o video abaixo. 😉
As razões passam pelo facto de que:
- nem somos vaca nem bezerro para precisar da proteína do leite
- temos uma grande dificuldade de digestão, porque os lacticínios não são adequados ao ser humano
- a lactose é amiga íntima do acne
Algumas destas razões levaram-me a deixar de consumir leite há aproximadamente 16 anos e a começar a consumir bebida láctea de soja, por muitos anos. No entanto, como a soja é um grão, a dificuldade de digestão é maior. Mais ainda, esta é talvez a maior fonte de estrogéneo externo, prejudicial ao nosso organismo.
Na última Primavera fui a uma consulta de naturopatia, com diagnóstico e tratamento por bioressonância, e foi-me detectada uma intolerância à lactose. Corrigi a alimentação e retirei o queijo.
No entanto, de vez em quando permitia-em comer um saag paneer (que tem queijo), um risoto, um gelado ou alguma outra coisa que tinha leite ou queijo. Nas férias foram gelados, alguns bolos no aniversário da sogrinha, o tal risoto e mais uns bis a algumas destas coisas. Resultado : o organismo voltou a queixar-se.
Lá me endireitei e comecei a fazer escolhas mais conscientes a pensar na minha saúde.
Não é só à lactose que o meu organismo é intolerante, ao glúten também. Mas pão já não como há muito tempo e que diferença na minha saúde! Se quiser ver porque não como pão, em tempos também o partilhei em video.
Basicamente foi isto.
Como é a sua relação com o queijo?
Até já!