...

O mistério do espaço (não) livre no disco do Mac

Índice

O mistério do espaço (não) livre no disco do Mac 1

Dei-me conta que estou para partilhar esta dica há pouco mais de um ano! Mas como sou persistente e penso que pode ser útil a muita gente, aqui vai.

Há sensivelmente um ano atrás, interrogava-me porque o disco do Mac estava sempre cheio. Tentava editar um video e não conseguia. Apagava tudo o que pudesse ter ficado esquecido, mas o espaço em disco parecia volatilizar-se sem explicação possível.

Como o usava essencialmente para edição de video, pensei que o iMovie pudesse fazer alguma cópia dos videos importados para algum lado em disco. Mas nada encontrava. Depois de pesquisar, lá descobri que a Time Machine estava ligada e estava a fazer cópias atrás de cópias do disco para que nenhuma informação se perdesse.

A Time Machine permite ter uma cópia integral do disco do seu Mac num HD externo e vai copiando em pano de fundo todos os ficheiros que vão sendo modificados.

Uma vez que não mantinha ali nenhuma informação essencial – pelo menos durante muito tempo, decidi desligar a Time Machine.

Pode fazê-lo através do ícone do menú Time Machine Time Machine icon na barra de menús. Ou através do menú Apple > System Preferences e então clicando em Time Machine.

Esperava que resolvesse o problema, mas o espaço em disco, mesmo que mais livre, continuava diminuto.

Só podia ter a ver com todas as cópias feitas previamente. Porque esse é o problema desta ferramenta tão útil. A característica que permite manter um backup sempre actualizado dos ficheiros, é também aquela que vai usando todo o espaço disponível em disco. Até porque a cópia pode ser de hora a hora e essas snapshots do disco vão-se acumulando umas atrás das outras.

Como importava muitos videos para os editar no iMovie, eram gigas e gigas de ficheiros em cópias, mesmo que os apagasse após edição. Existem formas de dizer à Time Machine para ignorar certas pastas, mas nunca o fiz. Nem sabia que necessitaria de o fazer.

Pesquisei mais um pouco e encontrei a solução. Partilho aqui, pois pode ser o seu problema.

Se estiver sempre a aparecer-lhe a informação de que está a ficar sem espaço no seu notebook, veja se não será este o caso.

Para ver quanto espaço está a ser usado por estes backups da Time Machine, clique no menú Apple > About This Mac > Storage. Veja o tamanho da categoria “Backups”.

O mistério do espaço (não) livre no disco do Mac 2

Para apagar estas snapshots do disco local, precisa de usar um comando específico. Abra a janela de comandos clicando em Command + barra de espaços, escreva “Terminal” e carregue em “Enter”. Depois escreva o comando abaixo na janela e carregue em Enter:

sudo tmutil disablelocal

Este comando desativa as snapshots locais da Time Machine. Após uns momentos o seu Mac irá apagar automaticamente estas imagens do seu disco de arranque, devolvendo-lhe esse espaço livre.

Se quiser voltar a ter esta funcionalidade, precisa de reativar através do comando:

sudo tmutil enablelocal

Espero que possa resolver o seu problema, como resolveu o meu.

Para fazer uma limpeza mais completa do seu notebook e libertar mais espaço de uma forma simples, pode usar um programa como o CleanMyMac. É mais rápido do que o fazer manualmente e conseguirá mais algum espaço livre geralmente ocupado com programas não usados, ficheiros duplicados, anexos de email, ficheiros de linguagem desnecessários, etc.

Tem mais dicas deste género? São sempre úteis!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Queres acompanhar o blog?

Recebe indicação das partilhas sobre estes assuntos do nosso interesse.

* Ao subscreveres, concordas com a nossa Política de Privacidade e em receber informações nossas

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.